quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Filme do Mês

Dúvida



Sinopse

O ano é 1964 e o cenário é a escola St. Nicholas, no Bronx. O vibrante e carismático padre Flynn (Philip Seymour Hoffman), vem tentando acabar com os rígidos costumes da escola, que há muito são guardados e seguidos ferozmente pela irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), a diretora com mãos de aço que acredita no poder do medo e da disciplina. Os ventos das mudanças políticas sopram pela comunidade e, de fato, a escola acaba de aceitar seu primeiro aluno negro, Donald Miller. Mas quando a irmã James (Amy Adams), uma freira inocente e esperançosa conta à irmã Aloysius sobre sua suspeita, induzida pela culpa, de que o padre Flynn está dando atenção exagerada a Donald, a irmã Aloysius se vê motivada a empreender uma cruzada para descobrir a verdade e banir o padre da escola. Agora, sem nenhuma prova ou evidência, exceto sua certeza moral, a irmã Aloysius trava uma batalha de determinação com o padre Flynn, uma batalha que ameaça dividir a Igreja e a escola com consequências devastadoras.

Sugestão para Leitura
LUTERO E A IGREJA DO PECADO
Novo Século Editora - 2007 - 229pg.
Obcecado pelo diabo, Lutero o associou à Igreja Católica do seu tempo, da qual esse alemão era membro, monge Agostiniano, passando a ver nela a Igreja de Satanás. Eis a tese central deste livro perturbador. Tese apoiada em argumentos cerrados e riquíssima documentação. Fernando Jorge afirma:"...é no ódio ao demônio que vamos encontrar o motivo capaz de explicar a revolta de Martinho Lutero contra a Igreja Católica. Sim, e o Protestantismo deve o seu nascimento a este ódio do que a outras razões".
Satanás é realmente um homicida!; Quem visita Roma, perde a fé; Papas e sacerdotes corruptos; Os sete demônios do papa Alexandre VI; São Satanás, roga por mim; Nem os mortos escapavam da cobiça do Vaticano; Ele é louco! Ele é louco!; O Vaticano é a capital do Inferno; Na dieta de Worms, perante o imperador; O diabo no castelo de Wartburg; Ele, o diabo, galopa na cabeça de Lutero; O diabo mora nos papagaios e nos periquitos; As hordsa de Satã; Lutero é eleito Papa, durante o saque de Roma; O diabo aconselha o reformador a suprimir a missa; Pisar e esmagar a cabeça da serpente; Lutero continua a ver o diabo em toda parte; O diabo mostra as suas nádegas ao reformador; Considerações finais sobre a tese deste livro; Bibliografia; Índice onomástico.
DADOS DO LIVRO: Brochura, capa flexível, folhas fixas, texto íntegro, miolo em ótimo estado de conservação.
Equipe Ateneu
Coordenação do Ensino Médio

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Cine Sophia

GATTACA



Coordenação Geral
Equipe Ateneu