sábado, 28 de março de 2009

Específicas

Específicas - Física e Matemática
Prof. Denylson e Prof. Marcos Willian







Equipe Ateneu
Coordenação do Ensino Médio

quinta-feira, 26 de março de 2009

Avental Ed. Infantil

Avental para Educação Infantil



Coordenação da Ed. Infantil
Equipe Pedagógica - Colégio Ateneu

sábado, 14 de março de 2009

Específicas

Específicas - Português e História
Prof(a). Lúcia e Prof. Mozar

Equipe Ateneu
Coordenação do Ensino Médio

Esporte e Lazer

FUTSAL MASCULINO

Professores Ateneu do Montese
14 X 6
Seleção do 8° e 9° Ano

Escalação dos Professores Invictos: André, Clodoaldo, Danilo, Gladstone, Formiga, Régis, Rafael Melo e Heleno.
Data: 13/03/2009
Horário: 11:50
Local: Quadra do Ateneu do Montese.

Equipe Ateneu
Coordenação de Esportes - COB

sexta-feira, 13 de março de 2009

Encontro de Pais e Mestres

Primeiro Encontro de Pais e Mestres



Palestra com o Professor e Filósofo Heitor Simões


Equipe Ateneu
Coordenação Geral

quarta-feira, 11 de março de 2009

Filme do Mês


Encontrando Forrester

Sinopse
William Forrester (Sean Connery) é um homem intrigante. Escreveu um único livro, com o qual ganhou o Prêmio Pulitzer, e simplesmente saiu de cena. Isolado em seu apartamento, o velho escritor só tem contato com o mundo através de um binóculo. O jovem Jamal Wallace (Rob Brown), de 16 anos, mora no Bronx e é um talentoso jogador de basquete. O que ninguém sabe é que ele é um escritor ainda mais talentoso. Mas sua vida toma outro rumo quando conhece Forrester, que passa a estimulá-lo a escrever. Graças às suas habilidades esportivas e boas notas, no entanto, Jamal é convidado a estudar numa prestigida escola em Manhanttan. Lá enfrenta a pressão dos colegas de quadra e também a desconfiança do arrogante professor Crawford (F. Murray Abraham), que não acredita em seus dotes literários. A amizade entre Forrester e Jamal se fortalece e ambos parecem ter muito a aprender um com o outro.

Resenha
“Encontrando Forrester” conta a história de dois indivíduos totalmente diferentes, quer dizer, quase. Eles têm uma coisa incomum: o amor pela literatura e pela arte de escrever. Jamal Wallace (Rob Brown) é um habilidoso jogador de basquete de 16 anos de Nova York e que esconde dos amigos o gosto pela escrita. Willian Forrester (Sean Connery) é um romancista vencedor do prêmio Pulitzer. O seu primeiro e único livro se tornou conhecido, fazendo com que este tomasse a decisão de parar de escrever, exatamente pela dimensão que sua obra atingiu, decidindo assim, nunca dar ao mundo um segundo livro. Depois de um encontro por acaso, a dura visão do mundo de Forrester começa a mudar à medida que ele e o adolescente iniciam uma troca de experiências sobre a vida. Eles descobrem a importância da amizade. A partir de uma brincadeira, Jamal vê seus trabalhos ‘revisados’ pelo ilustre autor e a medida em que os encontros entre mestre e aprendiz ocorrem, tanto se desperta uma amizade inusitada, na qual Jamal encontra um guia para ajudá-lo a desenvolver seu talento, como Forrester também encontra ajuda para se libertar. O legal é que a narrativa consegue prender a atenção do telespectador, fazendo com que ele perceba a literatura de uma forma maravilhosa. Os diálogos dos dois são o forte do filme. "Essa não é uma pergunta sobre sopa!". Essa frase é um tipo de código usado por eles, quando a pergunta era sobre algo mais pessoal. Forrester ensina à Jamal que primeiro, se escreve o rascunho com o coração e depois se reescreve com a cabeça, ou seja, o primeiro passo para a escrita é escrever e não pensar! O filme ilustra também que quando temos um boa orientação ou a seguimos o mundo externo pode ser facilmente enfrentado com o fortalecimento do mundo interior. O escritor e professor no filme é o modelo e o elo entre o aluno, o mundo e seu talento interior.

Sugestão para Leitura

The Catcher in the Rye (O Apanhador no Campo de Centeio) conta, numa narrativa em primeira pessoa, alguns dias na vida do adolescente Holden Caulfield, que acaba de ser expulso da sua terceira escola bem às vésperas do natal, nos EUA do pós-guerra. Numa linguagem simultaneamente criativa e coloquial (o que dificulta a vida dos tradutores), Caulfield vai revelando, aos poucos, algo sobre o seu passado, sua família e seus conhecidos, ao mesmo tempo em que vagueia por New York pulando de uma encrenca para outra. E, para alguém entediado e deprimido como ele, nada melhor que uma encrenca para manter o interesse.O texto segue a linha joyceana do fluxo de consciência, com as frases jorrando aos borbotões como se saídas diretamente da cabeça do narrador, saltando de um assunto para o outro sem grande cerimônia, parecendo obra do acaso. (Na verdade, tudo isto é planejadíssimo, e existe até mesmo um capítulo no qual, sob uma sutil máscara, é discutido o papel das digressões na narrativa.) Em The Catcher in the Rye o fluxo de consciência funciona particularmente bem, pois permite expressar a instabilidade emocional do protagonista não somente no conteúdo da narrativa mas também em sua forma.Holden Caulfield é ao mesmo tempo o herói e o vilão da história. Vítima de si próprio e de sua sensibilidade ao que o cerca, divertidamente mentiroso, assumidamente covarde, parece buscar uma espécie de redenção ajudando desconhecidos e cultuando sua irmãzinha de dez anos. Mas o que realmente o incomoda é o vazio e a falsidade das pessoas, que por mais promissoras que pareçam sempre acabarão por se revelar como mais uma decepção. Isto não faz de The Catcher in the Rye exatamente uma leitura animadora, mas ainda assim existe algum resquício de inocência e ingenuidade infantil em Holden Caulfield, e também um humor (negro, é claro), que não deixam o livro afundar num poço de pessimismo e depressão.
Equipe do Colégio Ateneu
Coordenação do Ensino Médio

quarta-feira, 4 de março de 2009

Esporte e Lazer

FUTSAL MASCULINO
Professores Ateneu do Montese
7 X 6
2ºAno Ensino Médio

Escalação dos Professores Invictos: André, Clodoaldo, Danilo, Gladstone, Formiga, Régis, Rafael Melo e Heleno.

Horário: 11:50
Local: Quadra do Ateneu do Montese.

Equipe Ateneu
Coordenação de Esportes - COB

segunda-feira, 2 de março de 2009

ATIVIDADES 2009

Colégio Ateneu - Atividades 2009


Equipe Ateneu.